top of page

Você sabe o que é coaching?

  • Foto do escritor: Rosana Principato Louro
    Rosana Principato Louro
  • 26 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mai. de 2021

Parafraseando Villela da Matta e Flora Victoria, fundadores do SBC-Sociedade Brasileira de Coaching e pioneiros no Brasil, o Coaching é um processo cujo objetivo é aumentar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa e, consequentemente, aumentar os resultados positivos usando ferramentas, técnicas e metodologias cientificamente validadas. Esse processo se dá por uma parceria entre o profissional, o coach, e o cliente, o coachee.


O que ocorre, porém, é a falta de informação correta sobre esse processo, e as pessoas acabam entendendo o coaching como uma forma alternativa de terapia, análise, consultoria ou aconselhamento. Na verdade, porém, elas são distintas e com funções diferentes e, para as quais, são exigidos do profissional conhecimentos diversos, competências e habilidades diferentes, além de serem aplicadas ferramentas, técnicas e métodos distintos.


O fato de o coaching estar embasado em um conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos e teorias da ciência do comportamento e de trabalhar vários aspectos os quais também são trabalhados nas outras áreas, a dificuldade de entender exatamente a diferença entre elas se torna ainda maior. Por isso, a seguir, serão apresentadas as diferenças entre cada uma das profissões para uma compreensão melhor sobre o que é coaching.


A começar pela psicoterapia, esta deve ser exercida somente por um profissional formado em Psicologia, o qual trabalha considerando toda a complexidade da vida do indivíduo, desde o seu passado mais remoto até o presente. Já o coach trabalha o presente com o objetivo de que haja ações e aplicações imediatas e focando o futuro. Os resultados são específicos e mensuráveis e ocorrem a partir do fazer do coachee. Quanto à formação, não precisa ser necessariamente em psicologia, mas precisa ter uma formação específica como Coach.


Na consultoria e aconselhamento, os profissionais devem ser especialistas nas áreas nas quais atuarão como consultor, conselheiro ou mentor. Geralmente são profissionais mais maduros e experientes cuja função é de acompanhar, treinar, aconselhar e informar profissionais que necessitam de pessoas mais experientes em determinada área ou função para atuar dentro de uma empresa ou instituição.


Vale ressaltar que o coaching está fixado em quatro pilares. O primeiro é o de valorizar o ser humano, entendendo seu processo de mudança e de performance; o segundo, de ter como base metodologias, processos e pensamento sistêmico; terceiro, usar técnicas e ferramentas validadas cientificamente; quarto, o fato de o coach desenvolver ou ter certas habilidades e competências como, por exemplo, ética, caráter, generosidade, bem como seguir o Código de Ética e Conduta do Coach, entre outras.


Para finalizar, é importante dizer que o coaching possui uma fundamentação teórica e comprovação científica reconhecida, o que lhe confere respeito e credibilidade.

Assim, espero ter desfeito algumas confusões entre as profissões mencionadas e tenha deixado claro, desta forma, que uma profissão não invalida a outra, muito pelo contrário, elas se conversam e se complementam.

 
 
 

Comentários


bottom of page